Zumbi de Palmares
Durante as invasões holandesas, Muito longe das fazendas, Foi-se formando um lugar que Se chamava Quilombo. Lugar de foragidos, Negros e escravos.
O mais famoso Quilombo, Lá na Serra da Barriga, No Estado de Alagoas, Tinha o nome de Palmares, Devido às muitas palmeiras, Naturais daqueles ares.
O primeiro rei dos negros Tinha por nome Gangazuma. Morava em grande palácio, Cercado por um grande exército. Mesmo assim, não resistiu, Morrendo logo, em combate.
Com a morte de Gangazuma, Zumbi tornou-se rei: Negro forte e valente, Fez a terra progredir. Ele tinha um grande sonho: Ver o Brasil ser do negro.
Mandaram, lá de São Paulo, Domingos Jorge Velho, Bandeirante garboso e firme, Frente a um enorme exército. Conseguiu derrubar Palmares.
Zumbi não quis se entregar. Subiu no alto de uma montanha, Atirando-se num despenhadeiro. Queria um país verdadeiro, Esse nobre e fiel guerreiro.
Acabou-se a nação de Palmares. E Deus deve ter dado a Zumbi Um exército de anjos, no céu, Para fazer um escarcéu Contra o preconceito racial
Maria Teresa Oliveira Melo Cambronio