Por: Gabriel Ângelo(Juventude)
Mais uma vez em criciúma os donos do transporte querem aumentar a passagem do ônibus. A população é mal atendida, poucos horários, ônibus de má qualidade, motorista e cobradores ganham mal. E apesar de tudo isso, as empresas querem aumentar a tarifa com a justificativa na redução do número de usuários. Uma mentira, pois cada vez mais aumenta o número de trabalhadores/as e os estudantes que precisam do ônibus para se deslocar.
Pela planilha apresentada pela empresa o aumento deveria ser de 15% que em média aumentaria R$ 0,50. O Conselho Municipal passou a decisão para o prefeito Marcio Búrigo e para o Ministério Publico.
Criciúma hoje é a segunda cidade do país com a tarifa de ônibus mais cara por quilometro rodado. Precisamos nos organizar para barrar esse aumento aburdo!!
Nós do PSTU conclamamos que o Movimento dos Usuários de Transporte de Criciúma (MUTUC), VemPraRua, DCE da UNESC e todos os movimentos sociais e sindicatos para uma fortíssima campanha contra esse aumento arbirtrário e vergonhoso. Não podemos fazer acordo e aceitar qualquer aumento. Defendemos a construção do movimento dialogando com os trabalhadores, os estudantes e toda a população com uma forte palavra de ordem: SE A TARIFA AUMENTAR CRICIÚMA VAI PARAR!!!!!
DEFENDEMOS:
- Transporte não é mercadoria é um serviço para os trabalhadores e estudantes;
- Fim das máfias dos transportes coletivo, Estatização Já;
- Criação de uma frota municipal de Criciúma;
- Passe Livre para estudantes e desempregados com 2% de investimento do PIB isso é possível;
- ACTU sob controle dos trabalhadores e dos movimentos sociais;